A Pétala de Jasmim

A Pétala de Jasmim: o início da vida poética

    É quase surreal mas a verdade é que os meus poemas tornaram-os agora os poemas de quem os quiser ler. O que me era tão íntimo, agora já não me pertence. Aqueles poemas que eu comecei a escrever com os meus 14 anos, no refúgio isolado do meu quarto estão agora à vista de quem os quiser ler. E é engraçado ver como as coisas mudam, como evoluem. Inicialmente, sempre que sentia um impulso para escrever fazia-o no segredo íntimo do meu ser, isolado no meu quarto e caso alguém perturbasse essa intimidade, logo eu escondia o que estava a escrever. Sentia que o processo de escrever era um acto de descoberta de mim próprio e que essa descoberta se deveria realizar a sós, sem a influência de terceiros. Sentia que o sentido  daqueles poemas era existirem só para mim e que partilhá-los com alguém significava trair-me a mim próprio. E depois, passado algum tempo, fui começando a partilhar os poemas que escrevia. E os primeiros poemas que comecei a partilhar com alguém foram poemas de amor. Assim é o sentimento que nos obriga a partilhar o que há de mais íntimo em nós... Este livro que hoje publico, A Pétala de Jasmim, reflecte o início dessa partilha e dessa vivência. O que me levou a publicar este livro prende-se ao facto de sentir que existe uma mensagem  por detrás destes poemas que poderia valer a pena de ser partilhada. No fundo, trata-se de um livro que retrata a descoberta do amor, em pleno espírito juvenil, a sua vivência, entre encantos e desencantos, e o luto de perdas importantes e a sua superação. Como em todos os livros de estreia, ainda para mais num livro de poesia, o poeta está longe de se ter encontrado a si próprio. O que menos me importa, neste primeiro livro, é a perfeição. Como diz Bernardo Soares, "Sabemos bem que toda a obra tem que ser imperfeita, e que a menos segura das nossas contemplações estéticas será a daquilo que escrevemos. Mas imperfeito é tudo, nem há poente tão belo que o não pudesse ser mais, ou brisa leve que nos dê sono que não pudesse dar-nos um sono mais calmo ainda." O que mais me importa é sentir que o meu livro pode acrescentar algo de novo nas pessoas que o lêem. E para acrescentarmos algo de novo na vida das pessoas, por vezes, não são precisas grandes palavras. Basta apenas que a mensagem se torne importante para a pessoa que a recebe. E apesar das minhas palavras serem pequenas, julgo que a mensagem que tentei transmitir nestes poemas é digna de ser partilhada. Numa gaveta estes poemas já não teriam grande valor para mim próprio. Depois de escrito, um poema é para o poeta apenas a prova que um dia foi aquilo que hoje já não é. O poema transforma quem o escreve e quem o lê. 
      Há uns tempos atrás, comprei o livro Este Ofício de Poeta onde estão incluídas várias palestras dadas pelo escritor Jorge Luis Borges e achei curioso o que ele disse na palestra Contar o Conto. Aqui cito as suas palavras: "Penso que o romance está a acabar. Penso que todas essas experiências muito ousadas e interessantes com o romance - por exemplo, a ideia de deslocar o tempo, a ideia de a história ser contada por diferentes personagens - tudo isso está a levar ao momento em que sentiremos que o romance já não está entre nós. Mas um conto, uma história têm algo que permanecerá. Não me parece que alguma vez os homens se cansem de contar e de ouvir histórias. E se, a par do prazer de nos contarem uma história obtivermos o prazer adicional da dignidade do poema, algo de grande terá acontecido (...) acredito que o poeta voltará a ser um fazedor, ou seja, contará uma história e também a cantará." Senti nestas palavras de Jorge Luis Borges uma satisfação pessoal, na medida em que sei que os meus poemas também contam uma história. Claro que a minha obra  não é "o algo de grande" que Jorge Luis Borges preconizava. Longe disso. Mas fiquei satisfeito por sentir que a escrita dos meus poemas foram caminhando para o contar de uma história, por vários capítulos diferentes, até se chegar a uma conclusão do poeta perante si próprio, a poesia e a vida. 


A Pétala de Jasmim é a minha introdução poética. A apresentação será na livraria "LES ENFANTS TERRIBLES" no cinema KING no dia 19 de Dezembro pelas 15 horas.  

Comentários

Mensagens populares