A miséria do Cavaco Silva

Este homem alto parece que perdeu altura. O eixo vertical que o permitia estar num nível acima de todos ainda se mantém, no entanto, agora quando olhamos para ele há qualquer coisa de estranho nele que o faz parecer um tanto mais pequeno, ao ponto da sua pequenez se assemelhar a uma espécie de miséria. Mas não a miséria dos pobres, pois essa verdadeira miséria ele não a conhece e nem a poderá vir a conhecer, embora seja essa que aparentemente o assusta. A espécie de miséria que vemos nele é a miséria mais pobre de todas, pois nem o dinheiro é capaz de a curar. É a miséria do absurdo. Deixem um homem cair uma vez no absurdo e vejam depois o quanto lhe é difícil de lá sair. Não sabemos bem a razão pela qual tudo isto sucede, pois há sempre algo de misterioso no comportamento humano, mas é da natureza humana procurar uma explicação mesmo para o incompreensível.


E eu que estou de fora da cabeça deste homem não consigo encontrar a explicação para o seu absurdo. A única coisa que posso fazer é assistir à forma como o curso das suas palavras o encaminham para o lugar que ele tanto parece temer: a sua própria miséria. 



Comentários

  1. Coitadinho dele! Como se o miserável soubesse o que é passar dificuldades... parabéns e obrigado por partilhar a sua reflexão com os leitores. Espero que esta mensagem consiga chegar a este senhor, ou melhor a este pobre!

    ResponderEliminar
  2. Pois é Ricardo, este Sr. que eu admirava desceu muito mas mesmo muito na minha consideração. Não foi nada feliz com as suas palavras.Enfim........
    Ana Neves

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares